Ação de Graças Igreja Metodista
Liturgia da Mesa
Declaração da Instituição da Ceia do Senhor
D: Amados irmãos e irmãs, o Senhor Deus onipotente, nosso Pai Celestial, entregou Jesus Cristo, seu unigênito Filho, à morte de cruz para nossa redenção. E o Senhor, pela oferta de si mesmo, feita uma só vez, fez um sacrifício pleno, perfeito e suficiente pelos pecados de toda a humanidade; e instituiu perpétua recordação de sua morte, ordenando-nos, em seu Evangelho, que a continuemos até a sua segunda vinda. Portanto, agradecidos, consagremo-nos a Deus em resposta ao seu amor.
Litania de Ação de Graças
Litania de Ação de Graças
D: O Senhor esteja com vocês.
C: E com você também.
D: Elevemos os nossos corações.
C: Ao Senhor os elevamos.
D: Demos graças ao Senhor nosso Deus.
C: Assim fazê-lo é digno e justo.
D: É verdadeiramente digno, justo e de nosso estrito dever, que em todos os tempos e lugares te rendamos graças, ó Senhor, santo Pai, onipotente e eterno Deus. Portanto, louvamos e engrandecemos o teu glorioso nome, exaltando-te sempre e dizendo:
T: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente. Os céus e a terra estão cheios da tua glória. Glória te seja dada, ó Senhor altíssimo. Amém.
Oração de Consagração
Oração de Consagração
D: Toda a glória seja a ti, ó Pai onipotente, Pai nosso celestial! Obedientes à instituição de teu amado Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, nós realizamos aqui, diante de tua divina majestade, o memorial que teu Filho nos mandou celebrar, tendo na lembrança sua bendita paixão e morte, sua poderosa ressurreição e ascensão, rendendo-te graças de todo coração pelos inumeráveis benefícios com que elas nos agraciam. E humildemente nós te suplicamos, ó Pai, que nos ouças com teu Filho Jesus Cristo, conceda-nos o Espírito Santo e, por tua infinita bondade, consagres os dons de pão e vinho para que, recebendo-os segundo a instituição de teu Filho, nós sejamos participantes do seu abençoado corpo e sangue, para todo o sempre. Amém.
Oração de Humilde Acesso
Oração de Humilde Acesso
T: Ó misericordioso Pai, nós humildemente te imploramos que nos santifiques com o teu Espírito e abençoes as dádivas do pão e do vinho, a fim de que o pão que vamos comer seja a comunhão do corpo de Cristo e o vinho que vamos beber seja a comunhão do sangue de Cristo. Concede-nos a graça de alcançar a unidade da fé e crescer em todas as coisas naquele que é a Cabeça, Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Memorial
Memorial
D: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim” (1Co 11.23-25).
Convite e distribuição dos elementos
Convite e distribuição dos elementos
D: A mesa está preparada e o Senhor ressurreto e presente conosco nos convida para celebrarmos a sua ceia. Acheguemo-nos, pois, com fé.
Envio
Envio
D: Sigam em paz, irmãos e irmãs, sirvam ao Senhor na Igreja e no mundo.
Saudação
D: Saudemo-nos uns aos outros com a paz de Cristo.
* * *
Ritual da Igreja Metodista. 2. ed. São Paulo: Cedro, 2005. p. 27-29.
Created with images by eflon - "untitled image" • quinet - "Berliner Dom stained glass" • fdecomite - "Rising sun" • ddouk - "stained glass the last supper glass" • ell brown - "Sorrento Cathedral - stained glass window - The Last Supper" • taymtaym - "OKIMG_1386" • jclk8888 - "hands compassion help"