Ação de Graças Igreja Metodista

Liturgia da Mesa

Declaração da Instituição da Ceia do Senhor

D: Amados irmãos e irmãs, o Senhor Deus onipotente, nosso Pai Celestial, entregou Jesus Cristo, seu unigênito Filho, à morte de cruz para nossa redenção. E o Senhor, pela oferta de si mesmo, feita uma só vez, fez um sacrifício pleno, perfeito e suficiente pelos pecados de toda a humanidade; e instituiu perpétua recordação de sua morte, ordenando-nos, em seu Evangelho, que a continuemos até a sua segunda vinda. Portanto, agradecidos, consagremo-nos a Deus em resposta ao seu amor.

Litania de Ação de Graças

Litania de Ação de Graças

D: O Senhor esteja com vocês.
C: E com você também.
D: Elevemos os nossos corações.
C: Ao Senhor os elevamos.
D: Demos graças ao Senhor nosso Deus.
C: Assim fazê-lo é digno e justo.
D: É verdadeiramente digno, justo e de nosso estrito dever, que em todos os tempos e lugares te rendamos graças, ó Senhor, santo Pai, onipotente e eterno Deus. Portanto, louvamos e engrandecemos o teu glorioso nome, exaltando-te sempre e dizendo:
T: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente. Os céus e a terra estão cheios da tua glória. Glória te seja dada, ó Senhor altíssimo. Amém.
Oração de Consagração

Oração de Consagração

D: Toda a glória seja a ti, ó Pai onipotente, Pai nosso celestial! Obedientes à instituição de teu amado Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, nós realizamos aqui, diante de tua divina majestade, o memorial que teu Filho nos mandou celebrar, tendo na lembrança sua bendita paixão e morte, sua poderosa ressurreição e ascensão, rendendo-te graças de todo coração pelos inumeráveis benefícios com que elas nos agraciam. E humildemente nós te suplicamos, ó Pai, que nos ouças com teu Filho Jesus Cristo, conceda-nos o Espírito Santo e, por tua infinita bondade, consagres os dons de pão e vinho para que, recebendo-os segundo a instituição de teu Filho, nós sejamos participantes do seu abençoado corpo e sangue, para todo o sempre. Amém.

Oração de Humilde Acesso

Oração de Humilde Acesso

T: Ó misericordioso Pai, nós humildemente te imploramos que nos santifiques com o teu Espírito e abençoes as dádivas do pão e do vinho, a fim de que o pão que vamos comer seja a comunhão do corpo de Cristo e o vinho que vamos beber seja a comunhão do sangue de Cristo. Concede-nos a graça de alcançar a unidade da fé e crescer em todas as coisas naquele que é a Cabeça, Cristo, nosso Senhor, a quem pertencem a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
Memorial

Memorial

D: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim” (1Co 11.23-25).
Convite e distribuição dos elementos

Convite e distribuição dos elementos

D: A mesa está preparada e o Senhor ressurreto e presente conosco nos convida para celebrarmos a sua ceia. Acheguemo-nos, pois, com fé.

Envio

Envio

D: Sigam em paz, irmãos e irmãs, sirvam ao Senhor na Igreja e no mundo.

Saudação

D: Saudemo-nos uns aos outros com a paz de Cristo.

* * *

Ritual da Igreja Metodista. 2. ed.  São Paulo: Cedro, 2005. p. 27-29.

Created By
Luiz Carlos Ramos
Appreciate
Created with images by eflon - "untitled image" • quinet - "Berliner Dom stained glass" • fdecomite - "Rising sun" • ddouk - "stained glass the last supper glass" • ell brown - "Sorrento Cathedral - stained glass window - The Last Supper" • taymtaym - "OKIMG_1386" • jclk8888 - "hands compassion help"

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.