Batismo Igreja metodista

O que é o Batismo?

É o sacramento de iniciação no Corpo de Cristo, a Igreja, que integra o novo membro com os cristãos de todos os tempos e lugares.

Também é o início de um processo de crescimento em Cristo que se estenderá por toda a vida.

A história do Batismo

Práticas ancestrais

✢ Banhos cerimoniais e unção com óleo são sinais de santidade de acordo com o Antigo Testamento. O Banho, assim com a unção, a oração e o jejum, eram parte do processo da iniciação e consagração sacerdotais.

✢ A Circuncisão, conquanto restrita ao sexo masculino, também tem grande influência na compreensão do Batismo, seu sucessor cristão que não faz discriminação de gênero, como sinal de que somos filhos da Promessa, herdeiros da Graça, sem a necessidade de comprovação prévia de méritos ou boas obras.

João Batista

✢ João convocava o povo para ser batizado em preparação para a vinda do Messias. Ele enfatizada o Batismo como um ato de purificação que simbolicamente lavava os pecados, quando devidamente acompanhado do arrependimento e da conversão do coração.

Batismo de Jesus

✢ O batismo de Jesus por João conferiu um novo significado, uma vez que Jesus não tinha pecados nem precisava arrepender-se ou converter-se. Por isso, dá ao Batismo o sentido de nova vida em Cristo, não simplesmente restauração, mas cria uma nova condição diante de Deus.

Obs.: Note-se que Jesus mesmo, nunca batizou ninguém. Tampouco ordenou o Batismo antes do relato da ressurreição. Antes, o sacramento instituído em vida por Jesus foi a Eucaristia (comunhão de mesa em ação de graças). O Batismo nunca foi pré-condição para se poder participar das comunhões de mesa com Jesus. A ênfase dada ao batismo no período apostólico e pós-apostólico parece remeter mais ao AT do que aos Evangelhos.

Prática apostólica

✢ Depois do tempo de Jesus, a preparação e a iniciação na Igreja tornaram-se prioridade. Podia-se levar vários anos de preparação até o Batismo e a admissão à Santa Ceia.

▹ Novamente, percebe-se como esse costume contrasta radicalmente com a prática de Jesus, para quem a mesa era franca e oferecida principalmente aos pecadores.

Comendo com pecadores by eikonik
"E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento]." (Mt 9.10-13)

▹A prática dos apóstolos talvez se explique pela perseguição, para tentar prevenir que traidores do evangelho se infiltrassem entre os fiéis.

Prática medieval

✢ À medida que o cristianismo se espalhou, a prática do batismo infantil se tornou comum, pois as pessoas já nasciam num lar cristão e cresciam em uma comunidade de fé.

✢ Crendices e superstições, próprias de todos os tempos, mas particularmente do medieval, levaram ao entendimento do Batismo como um ato mágico, que por si só podia salvar a alma humana, quer fosse a de um infante, quer a de um adulto.

✢ Isso levou a um afrouxamento do compromisso com a Igreja. Bastava realizar os tais atos mágicos (sacramentos), que ficava-se dispensado de uma vida cotidiana de compromisso com os princípios e práticas do Reino de Deus.

Práticas contemporâneas

▹ Originalmente o batismo era um rito de iniciação para uma sociedade alternativa complexo com implicações antes, durante e após o banho batismal, que determinava a essência da vida da própria Igreja, definia o ser cristão. Do batismo decorria o restante da vida cristã.

✢ Com o passar dos séculos, houve uma perda significativa da força mobilizadora e agregadora do rito distanciando-o da vivência integral da fé comunitária.

✢ Historicamente ouve um reducionismo ritual na igreja.

✢ Os sacramentos foram submetidos a uma visão jurídica.

✢ Não é raro o Batismo ser associado, atualmente, a "eventos" espetacularizados, lúdicos e de entretenimento, "badalados" nas mídias e redes sociais, de caráter acentuadamente individualista, em contraste com o aspecto comunitário original.

O batismo para a Igreja Metodista

✢ A Igreja Metodista batiza pessoas de todas as idades. Trata-se de um acontecimento que deve ser celebrado com grande alegria e compartilhado por toda a família, os padrinhos e toda a comunhão da Igreja.

✢ A Igreja Metodista considera válidos os Batismos realizados em outras Igrejas Cristãs (aspersão, derramamento ou imersão), desde que feitos com água e em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (algumas práticas antigas batizavam apenas em nome de Jesus, entendendo-se que esse nome representa a síntese do amor de Deus em sua totalidade).

O Batismo é um ramalhete colorido, de flores diversas que lhe conferem especial beleza

O Batismo significa

✢ Perdão dos pecados (At 2.38)...

✢ União com Cristo (Cl 2.12, 20; Rm 6.305)...

✢ Recepção do Espírito Santo (Mt 3.16; At 2.38; 19.1-7.)...

✢ Incorporação à Igreja, que é o corpo de Cristo (1Co 12.13)...

✢ Novo Nascimento (Tt 3.5; Jo 3.5).

O Batismo é um sacramento ordenado por Cristo. Só pode ser recebido uma única vez, conquanto seus efeitos sejam permanentes. Todo Batismo Cristão é reconhecido pela Igreja Metodista.
SACRAMENTO: Sinal visível da graça invisível

Por que devo entender o Batismo?

Porque o Batismo implica em grande responsabilidades para todos que o recebem:

✢ Para o adulto batizado...

... encorajado e apoiado pela Igreja, deverá crescer em Cristo, bem como ajudar outros membros da Igreja a crescer espiritualmente.

✢ Para a criança batizada...

... uma vez unidas à vida da Igreja pelo dom do Espírito Santo, deverá ser preparada e preparar-se para sua profissão de fé (Confirmação).

✢ Para os pais ou responsáveis...

... servirão de exemplo do amor de Deus para que a criança aprenda a crescer na fé, de acordo com o exemplo e a instrução dos seus pais.

✢ Para os padrinhos...

... ajudarão a prover instrução e direção para a criança que está sendo batizada.

✢ Para a Comunidade de Fé...

... deverá acolher, guiar e cuidar dos novos membros.

O Batismo é um sinal da promessa de Deus e a oportunidade de um novo começo.
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo. Por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva. (1Pe 1.3)

A água no Batismo simboliza

✢ Morte e ressurreição...

As águas do Batismo também nos ligam à morte de Cristo e à ressurreição.

✢ Nascimento e vida...

Paulo liga a água do batismo às águas do ventre materno. Assim como nascemos do ventre da nossa mãe, assim, no batismo, nós nascemos para a vida em Cristo.

✢ Purificação e justificação...

Como no Antigo Testamento, a água do batismo simboliza a lavagem do pecado e a purificação das nossas almas.

✢ Crescimento e santificação.

Água simboliza, tradicionalmente, nutrição e crescimento. Como a chuva deve irrigar os campos para torná-los férteis, a água do batismo dá início ao processo de crescimento rumo à estatura de Cristo e à plenitude de Deus.

Batismo é dom divino que dá...

✢ Graça ativa e amor salvador...

✢ Lar espiritual na igreja...

✢ Nova vida como filhos e filhas de Deus...

✢ Perdão para todos os nossos pecados...

✢ Promessa de salvação...

✢ Caminho para o reino dos céus...

✢ Fruto do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio.

... e resposta humana para o qual...

✢ Como indivíduos, comprometemo-nos pessoalmente com Cristo...

✢ Como membros da Igreja, participamos da vida da Igreja e contribuímos para sua continuidade e vitalidade...

✢ Como cristãos e cristãs, vivemos uma vida que demonstre o amor de Cristo uns pelos outros.

A Fonte Batismal

As duas formas do Batismo

Batismo Infantil

✢ Enfatiza o amor recebido gratuitamente, sem mérito das nossas ações. Bem como a responsabilidade da Igreja de nutrir e proteger seus membros.

✢ Negar o Batismo às crianças é repetir o ato segregador dos discípulos que tanto indignou Jesus, porque tentavam impedir e chegavam a enxotar as crianças que vinham até Jesus para serem abençoadas.

"Então, lhe trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava." (Mc 10.13-16)

✢ Não são as crianças que têm que se tornar adultas para poderem ser batizadas, mas os adultos é que tem que se tornar crianças para poderem ser recebidas na comunhão dos fiéis.

✢ A rigor, todo batismo é infantil, pois, mesmo um adulto, quando é recebido à comunhão da Igreja, é considerado um neófito, um novo ou recém-nascido, portanto, uma criança em Cristo, que haverá de crescer em todas as coisas naquele que é a Cabeça do Corpo, Jesus, nosso Senhor.

Batismo de Adultos

✢ Enfatiza a aceitação do dom da graça de Deus e o sério comprometimento com Cristo.

Como o Batismo é celebrado

Introdução

▹ Para os adultos: O ministro descreve a importância do Batismo e ora para que os candidatos sejam perdoados dos seus pecados e recebam o Espírito Santo.

▹ Para as crianças: O ministro relembra a congregação que as crianças também recebem a graça de Deus.

Apresentação dos candidatos

▹ Um membro da igreja apresenta os nomes dos candidatos e anuncia o motivo pelo qual eles vêm à frente da congregação.

Renúncia ao pecado e profissão de fé

▹ O ministro pergunta aos candidatos adultos (ou aos pais/responsáveis pela e padrinhos da criança) se eles renunciam ao pecado e à injustiça e aceitam servir a Deus. Pais/responsáveis e padrinhos se comprometem a guiar a criança até que ela possa fazer sua própria profissão de fé.

Batismo com água e Imposição das mãos

▹ O ministro batiza cada candidato no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Três maneiras de batizar

Aspersão

▹ Simboliza a ação purificadora do sacramento.

"Então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos vos purificarei." (Ez 36.25)

Derramamento

▹ Simboliza o derramamento do dom do Espírito Santo.

"E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne." (Jl 2.28)

Imersão

▹ Simboliza a morte e a ressurreição em Cristo.

"Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." (Rm 6.4)

Confirmação e Renovação

O testemunho público é uma extensão do Batismo, não a repetição dele.

Confirmação
Mt. Bethel United Methodist Church Confirmation

✢ Confere plena membresia e responsabilidade àqueles que foram batizados quando criança. É a renovação do pacto batismal...

✢ Deus reafirma a promessa de vida feita no Batismo...

✢ Os membros reafirmam seu compromisso pessoal com Deus diante da congregação...

✢ Participantes reforçam sua fé e dedicação a Deus.

Renovação do compromisso batismal
Renovação do compromisso batismal

✢ Permite que os membros da igreja reafirmem periodicamente sua afirmação de fé prévia...

✢ Dá nova oportunidade aos membros inativos...

✢ Dá ocasião para que os membros proclamem publicamente sua disposição de galgar um novo nível de consciência espiritual...

✢ Celebra a eventual transferência de membresia...

✢ Celebra uma nova afiliação ou membresia.

Batismo, sinal de unidade

Batismo une a Igreja de Cristo

O Batismo congrega novos membros à fraternidade da Igreja em todos os tempos e lugares e marca o início de uma caminhada em direção a Deus.
É, portanto, juntamente com a Santa Ceia, sinal de unidade e comunhão.

Assim, todo metodista deve...

✢ Entender seu significado e praticar o Batismo...

✢ Participar da celebração do Batismo sempre que possível...

✢ Ajudar novos membros a crescer em Cristo e a cumprir seu compromisso batismal...

✢ Renovar seu próprio compromisso batismal, quando apropriado, para fortalecer a fé.

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. (Ef 4.1-6)

Referências

ADAM, Júlio Cézar. Batismo e iniciação cristã frente à desinstitucionalizante da religião. In Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 52, n. 2, p. 390-402, jul./dez. 2012.

A SCRIPTOGRAPHIC BOOKLET by Channing l. Bete Co., Inc. South Deerfield, MA, 1985 edition. United Methodist Church, EUA.

CÂNONES DA IGREJA METODISTA 2012. Colégio Episcopal. São Paulo: Igreja Metodista, 2012.

KALMBACH, Pedro. Bautismo y educación: Contribuciones para el actuar pedagógico comunitario. Buenos Aires: edição do autor, 2005.

RAMOS, Luiz Carlos. Em espírito e em verdade: curso prático de liturgia. 2 ed. revisada e ampliada. São Bernardo do Campo: Editeo, 2012. (Cristianismo Prático) ISBN978-85-8046-010-0.

RITUAL DA IGREJA METODISTA. 2 ed. São Paulo: Cedro, 2005.

WASCHHOLZ, Wilhelm (coord.). Batismo: Teologia e prática. São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, 2006. ISBN 85-89754-17-0.

WHITE, James F. Introdução ao culto cristão. São Leopoldo: Sinodal, 1997.

* * *

Esta apresentação foi preparada pelo Reverendo Luiz Carlos Ramos, em fevereiro de 2016, para a Igreja Metodista de Pirassununga.

Batismo: Igreja Metodista de Luiz Carlos Ramos está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.luizcarlosramos.net.

Created By
Luiz Carlos Ramos
Appreciate
Created with images by Conanil - "3D Game Religion Empire" • Vilanova i la Geltrú - "Fons bibliogràfic de la Biblioteca Museu Víctor Balaguer"

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.