Que tal viajar de graça? Tutorial Milhas Aéreas, por Camilla Kafino, www.Ensaios de Viagem.com

Quase todo mundo já ouviu falar de milhas aéreas e da possibilidade de usá-las para realizar viagens sem pagar nada, mas nem todo mundo sabe ao certo como isso funciona.

Esse tutorial foi feito para explicar de forma rápida e objetiva como você pode fazer parte do grupo de pessoas que usufruem das vantagens oferecidas pelo mundo das milhas aéreas.

1o Passo - Entendendo o que são milhas aéreas

Milhas aéreas nada mais são do que pontos adquiridos a partir de algum tipo de programa de fidelidade de companhias aéreas ou de seus parceiros criados para fidelizar e compensar seus usuários.

Cada companhia aérea tem sua forma de realizar as pontuações dos seus membros cadastrados, uma forma específica de atuar junto aos seus parceiros e uma escala própria de categorias para os participantes.

2o Passo - Entendendo como acumular milhas aéreas

A maneira clássica de acúmulo de milhas é realizar uma viagem de avião. Para isso você precisa, antes de comprar sua passagem aérea, se cadastrar no programa fidelidade daquela companhia. Porém, existem muitas outras formas de acumular pontos para a troca de milhas aéreas e, dentre elas, a principal e mais eficiente (na minha opinião) é o cartão de crédito.

Muita gente prefere não usar o cartão de crédito por medo de um descontrole nas finanças. Mas a verdade é que é totalmente possível manter a saúde financeira e ainda tirar um bom proveito das vantagens oferecidas. Claro que cabe apenas a você decidir se é uma boa ou não passar suas despesas para o cartão de crédito, no entanto, já vou deixar claro que essa é a melhor maneira de acumular pontos para a troca de milhas aéreas - nem voando a gente consegue juntar pontos suficientes para voar novamente, a menos que você trabalhe viajando ;)

3o Passo - Cadastre-se nos Programas de Fidelidade das companhias aéreas

Antes de mais nada, e quero dizer de mais nada mesmo, vá agora e cadastre-se nos programas de fidelidade das companhias aéreas. Você vai me perguntar em quais programas você deve se cadastrar e eu te respondo - todos! A rigor, o ideal seria realmente trabalharmos o conceito de fidelidade e ter apenas um único programa. Acontece que, como nossa principal forma de acúmulo de pontos para troca por milhas aéreas é o cartão de crédito, isso nos amplia a possibilidade de opções de transferência dos pontos para diversas companhias aéreas nos dando flexibilidade para aproveitar eventuais promoções.

Atenção - vale a pena eleger um programa para ser realmente fiel e nele focar o seu acúmulo de milhas aéreas, seja voando nessa companhia aérea, seja elegendo acúmulo de pontos a partir de parceiros. Isso aumenta a quantidade de milhas que você terá em um único lugar num menor espaço de tempo.

Abaixo seguem os links dos programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras:

4o Passo - Escolha seu cartão de crédito

As opções de cartões de crédito disponíveis no mercado são infinitas. O que você precisa levar em conta para escolher qual o melhor cartão para o seu caso é verificar as vantagens oferecidas pelo cartão e se elas vão ao encontro de suas necessidades e possibilidades. Os principais benefícios que eu verifico em um cartão de crédito são os pontos recebidos por compras, o acesso a salas VIP e o valor da anuidade paga.

O site Melhores Destinos preparou um ranking com os 30 melhores cartões de crédito para acúmulo de milhas e outras vantagens, vale a pena conferir.

E o mais importante - faça o máximo das suas despesas no cartão!

5o Passo - Emitindo uma passagem com milhas

Finalmente o momento tão esperado! Eu sempre penso no resgate de milhas de duas formas, uma é para viajar conforme minhas necessidades e a outra é para aproveitar ao máximo as vantagens oferecidas.

Vale lembrar alguns detalhes super importantes e que nem sempre nos contam por aí

  • Normalmente para transferir pontos do cartão de crédito para nossas contas de programa de fidelidade há uma quantidade mínima exigida. Por exemplo, atualmente o Banco do Brasil exige o mínimo de 10 mil pontos para transferência e, além disso, deve ser múltiplo de 1 mil (você pode transferir 11 mil pontos, mas não 10.500, por exemplo).
  • A transferência não é imediata. Pode levar até 14 dias para os créditos serem efetuados em sua conta do programa de fidelidade. Isso pode gerar uma certa dor de cabeça, pois pode acontecer de o valor das passagens já ter sido alterado quando seus pontos forem creditados ou o prazo de uma promoção bacana já ter expirado.
  • A pontuação dos cartões de crédito específicos de programas de fidelidade das companhias aéreas (como o Tam Itaú Mastercard, Avianca Pan Visa e o Visa Gol Banco do Brasil) é creditada diretamente na sua conta fidelidade da companhia aérea.
  • Uma vez que os pontos foram transferidos para o programa de fidelidade de uma companhia aérea eles lá permanecerão, não é permitido enviar pontos de um programa de fidelidade para outro, por isso tenha muita atenção antes de fazer essa operação.
  • Atualmente as companhias aéreas tem permitido realizar a emissão de bilhetes aéreos pagando parte do valor com milhas e parte do valor em dinheiro. Essa opção oferece pouquíssimas vantagens para nós, as milhas são pouco valorizadas e os valores para complementar são altos. Até hoje não vi uma tarifa nessa modalidade que valesse a pena. O melhor é comprar a passagem e deixar as milhas para quando tiver o saldo suficiente para uma emissão total em milhas.
  • A gente sempre tem que pagar as taxas de embarque, mesmo que sua passagem seja emitida com milhas. É importante ficar atento também para taxas de conveniência das companhias aéreas que podem incidir na emissão dessa modalidade de bilhete.

Quando digo que penso no resgate das milhas aéreas de duas formas faço assim:

  1. Quando preciso de uma passagem que não me permite aguardar por uma promoção, faço a emissão pelo valor de milhas que aparecem na hora. Nesse caso, quase sempre pago o valor cheio em milhas (por exemplo, para trechos no Brasil acabo pagando 10 mil milhas).
  2. No segundo caso, fico de olho nas promoções para transferências de pontos, o que me ajuda a acumular ainda mais milhas sem a minha necessidade de gastos.
Tem sido cada vez mais comum promoções que dão bônus de até 50% no valor dos pontos transferidos, vale muito a pena!

A emissão do seu bilhete aéreo com suas milhas aéreas é feito de forma praticamente igual a emissão de um bilhete que será pago. Na página de pesquisa de trechos da companhia aérea, você seguirá todos os passos de forma igual como se procedesse a uma compra comum e apenas atentará para selecionar a opção que se refere a utilizar seus pontos no pagamento. Bem fácil!

Você pode optar também pela emissão de passagem com milhas aéreas pelo call center da companhia aérea ou ainda pela visita a uma agência da companhia.

6o Passo - Quantas milhas são necessárias para emissão de uma passagem aérea?

Depende. Cada programa fidelidade tem sua própria tabela de valores para os respectivos trechos. O normal atualmente praticado é cobrar 10 mil milhas para um trecho nacional. Os trechos internacionais variam para cada companhia aérea.

O bom mesmo é aproveitar promoções, porque aí sim temos uma boa valorização de nossas milhas. É possível aproveitar trechos nacionais por cerca de 4 mil e às vezes até 2.500 milhas! Já aproveitei uma promoção para os EUA por 20 mil milhas ida e volta.

Aqui deixo uma dica importante - como não é possível transferir pontos de um programa para outro e também quase sempre não é possível conseguir transferir os pontos do cartão para o programa fidelidade a tempo de aproveitar uma promoção, apesar de ter dito lá em cima para você focar em um único progama, o ideal é deixar sempre uma certa quantidade de milhas nos demais programas, apenas para usar em caso de promoção. Cabe a você avaliar se vale a pena essa estratégia, para mim é bastante útil.

7o Passo - Dicas finais

  • Além do seu cartão de crédito, você pode conseguir muitas milhas em outros parceiros do seu programa de fidelidade, vale a pena procurar quais são e quais você pode passar a utilizar no seu dia a dia.
  • Fique de olho nas promoções tanto para transferência de milhas quanto para emissão de passagens com milhas reduzidas. Minha sugestão é seguir o site Melhores Destinos.
  • Lembre sempre de colocar seu número do programa fidelidade quando voar na companhia aérea e suas parceiras. Porém, nem isso é garantia de que seus pontos serão creditados, por isso você deve sempre verificar sua conta para saber se você recebeu as milhas de direito. Caso não tenha recebido, não se desespere, você terá até seis meses para requisitar os créditos, a depender da companhia. Para isso sempre guarde seus comprovantes de embarque.
  • Apesar de não poder transferir pontos entre usuários de programas de fidelidade, você pode emitir bilhetes em nome de outras pessoas, sem problemas.
  • Fique atento a validade de seus pontos e milhas. Cada cartão de crédito e cada programa fidelidade tem suas próprias regras quanto a isso.
  • Algumas companhias aéreas fazem parte de alianças internacionais, permitindo assim, que você consiga emitir passagens internacionais em companhias aéreas parceiras mesmo sendo cadastrado no programa de fidelidade de uma companhia aérea nacional.
  • Voando em qualquer companhia aérea parceira do seu programa fidelidade, você pode acumular milhas, basta requisitá-las e cumprir os requisitos.

Viaje ainda mais!

Agora que você aprendeu os passos básicos para acumular e usar milhas aéreas, você ganhou o potencial de viajar muito mais.

Visite o blog Ensaios de Viagem para conhecer novos destinos, ler a nossa opinião sobre os hotéis onde nos hospedamos e para utilizar os roteiros que disponibilizamos.

Além de tudo isso, no Ensaios de Viagem ajudamos você a organizar sua viagem, você pode reservar hotel, reservar carro, comprar seguro de viagem, acompanhar promoções de passagens aéreas e ainda pedir dicas. Muito obrigada por sua companhia!!

Created By
Camilla Kafino
Appreciate
Created with images by Rzh_edits - "plane sky clouds" • Nicola since 1972 - "Chicago International Airport - IMG_1514" • stevepb - "credit card master card visa card" • iphotocommerce - "plane sky backlight" • tookapic - "luggage suitcases baggage" • Alexas_Fotos - "holiday luggage palm trees"

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.