CEIA PRA TODA GENTE Ritual da Igreja Metodista
Declaração da Instituição

Memorial Eterno
Amigos e amigas, o Senhor Jesus, pela oferta de si mesmo, sacrificou-se pelos pecados de toda a humanidade; e instituiu um memorial eterno pelo qual sempre nos lembraremos de sua paixão e morte, e de sua ressurreição e glorificação. Hoje repetimos esse gesto com saudade, e o faremos até a sua segunda vinda. Portanto:
Elevemos nosso coração.
Ao Senhor o elevamos.
Rendamos graças ao Senhor nosso Deus.
Assim fazê-lo é digno e justo.
É digno e justo que em todos os tempos e lugares rendamos graças ao Senhor, louvando e engrandecendo o seu nome, dizendo:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus onipotente.Os céus e a terra estão plenos da tua glória.Glória a ti, ó Senhor! Glória a ti, ó Senhor!
Oração de Consagração

Nosso Pai celestial, pedimos-te humildemente que, por tua infinita bondade, e pela ação do teu Santo Espírito, consagres estes dons de pão e vinho, para que, ao recebê-los, conforme nos ensinou o teu Filho, nós sejamos participantes do seu corpo e sangue, para todo o sempre. Amém.
Oração de Humilde Acesso

No colo de Deus
Como eu gostaria, Senhor, de ser como aquela criança amamentada que se aninha no colo da mãe; sem ter necessidade de mais nada a não ser do calor terno do teu abraço; sentir teu afago carinhoso me confortando; e, ao embalo da tua voz paciente, adormecer sereno e descansar pertinho do teu coração; e, ao ritmo da tua respiração suave, sonhar com coisas boas que façam meus lábios sorrirem, e, mesmo de olhos fechados, façam-me contemplar as estrelas do teu céu e os frutos do meu chão. (LCR)
Memorial
Nunca se esqueçam
Porque eu recebi do Senhor este ensinamento que passei para vocês: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão em suas mãos e deu graças a Deus.
Depois partiu o pão e disse: “Isto é o meu corpo, que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim.”
Assim também, depois do jantar, ele pegou o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança feita por Deus com o seu povo, aliança que é garantida pelo meu sangue. Cada vez que vocês beberem deste cálice, façam isso em memória de mim.” (1Co 11.23-25)
A Santa Refeição

Convite e distribuição do pão e do vinho
A santa refeição está servida e é o Senhor ressurreto quem convida a todos: homens e mulheres, adultos e crianças, para juntos celebrarmos a sua ceia. Aproximemo-nos com fé.
Oração do Senhor
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal; pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém! (Mt 6.9-13)
* * *

Apresentação preparada pelo Reverendo Luiz Carlos Ramos em fevereiro de 2016, cf. RITUAL DA IGREJA METODISTA. Colégio Episcopal. 2 ed. São Paulo: Cedro, 2012.

Esta apresentação "Ceia pra toda gente: Ritual da Igreja Metodista" de Luiz Carlos Ramos está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://www.luizcarlosramos.net.