Perfeita para os esportes
Texto e Fotos: André Teixeira
Daqui a exatos seis meses, no dia cinco de agosto, o Rio de Janeiro será palco do início da maior competição esportiva do planeta. Passando ao largo do debate sobre os gastos envolvidos na preparação para as Olimpíadas 2016, há um fato indiscutível: o carioca ama o esporte, as atividades físicas, e o Rio corresponde plenamente a esta paixão oferecendo uma variedade de espaços públicos que dificilmente se encontra em outra cidade. Em grandes áreas como o Aterro do Flamengo e as praias, nas favelas, mirantes ou mesmo num inusitado campo de golfe numa das regiões mais pobres do estado, o carioca se exercita ao longo de todo o dia, seja nos esportes ditos olímpicos, como atletismo, judô, ciclismo e, claro, futebol, seja em prosaicas rodas de altinho, no radical wakeboard ou no cada vez mais popular surfe. É o que vemos neste ensaio.








Na Praia de Ipanema, ao fundo, dezenas de jovens brincam de “altinho” num sábado ensolarado de verão. Apesar de proibida, a prática de esportes à beira-mar é muito comum. Acima, moradores do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, disputam a tradicional “pelada” dos sábados.

Ao fundo, "peladeiros” ignoram a chuva e mar forte para disputar partida de futebol. Acima, garotos se divertem em quadra de futebol no Complexo da Maré

No Aterro do Flamengo, passeio ciclístico atrai milhares de pessoas (ao fundo). Fechado para veículos aos domingos, o Aterro é uma das principais áreas de lazer e esporte da cidade. Acima, numa das favelas do Complexo da Maré, garoto se diverte pedalando uma bicicleta de apenas uma roda.

Em Ipanema, corredor e ciclista dividem o espaço da ciclovia (ao fundo). Acima, Percy da Silva, militar reformado e triatleta amador, carrega sua bicicleta pelas vielas da Rocinha, onde mora, depois de um treino. Para ele, a dificuldade de acesso a um local adequado para a prática do esporte não é empecilho. “A subida até ajuda no preparo físico”, garante.

No Morro dos Prazeres, skatista desce uma das ladeiras da região, sem se preocupar com as irregularidades do terreno (ao fundo). Com a paisagem de Ipanema, Lagoa e Leblon ao fundo, crianças têm aula de natação e vôlei em centro comunitário no alto do Morro do Cantagalo.


