Relatório reunião CPI 14/04/2016 Fotos: Fábio Jr/CMSP

Convidados

1. Dr. Carlos Alberto Maluf Sanseverino, Presidente da Comissão de Logística, Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável da OAB – não compareceu

2. Sr. Antônio Luiz Queiroz, assessor da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental - CETESB

3. Dr. José Roberto Rochel de Oliveira, Promotor do Ministério Público de São Paulo

4. Srª Eliana Azevedo, Presidente da Associação Nacional de Paisagismo

PONTOS RELEVANTES LEVANTADOS

Ministério Público (MP) aponta dificuldade em cumprimento de prazos pela Prefeitura de São Paulo quando solicitadas informações. Quando a informação solicita necessidade de visita de técnicos a demora de manifestação é maior ainda.

MP também afirma que há deficiência de fiscalização dos TCAs feitos pelo município, o promotor levanta a possibilidade de falta de efetivo para a uma fiscalização melhor. Promotor acredita que os TCAs lavrados pelo MP são melhor fiscalizados e acompanhado do que os realizados pelo Poder Público Municipal.

O sentimento do promotor é de que a situação ambiental da cidade de SP é ruim e com problemas crescentes, sem preservação de áreas importantes, principalmente na periferia.

Promotor afirma que a legislação ambiental é uma colcha de retalhos, não se harmonizam. A legislação deixa dúvidas em alguns pontos e dá margem para interpretação dúbia.

Natalini pede envio de ofício ao MP pedindo os casos em andamento na Promotoria com relação ao tema.

Promotor se coloca a disposição para ajudar na elaboração de uma legislação melhor e mais eficiente no que tange os termos de compromisso ambiental.

O Estado não protege em seus licenciamentos vegetação exótica, nem árvore isolada.

A Cetesb é responsável apenas pelo acompanhamento dos TCAs firmados em seus licenciamentos.

Representante da Cetesb também concorda que a legislação ambiental muitas vezes não conversam entre si. Ele também levanta a questão do desafio que é a efetividade das compensações, os plantios realizados por compensação estão garantidos por, por exemplo, 10 anos ou mais?

Resolução 31/2009 da Secretaria do Meio Ambiente do Estado determina que em parcelamento de solo que ocasione supressão de vegetação nativa em área urbana seja preservado 20% da área da propriedade de área verde. [verificar o comprimento dessa resolução na obra do residencial Espanha]

Representante da Associação Nacional de Paisagismo acredita que a lista de vegetação usada para os TCAs é muito restrita. São usadas apenas 10 a 15 espécies, a diversidade de flora é muito restrita. As compensações são empobrecidas de variedade de espécies. No caso de SP em que estamos no bioma Mata Atlântica em que a diversidade de espécie é enorme, as compensações serem reduzidas a 10-15 espécies diminui-se muito a diversidade biológica. [ou seja as compensações ambientais não necessariamente recompõem a diversidade biológica do ecossistema]

Crítica da representante da Associação Nacional de Paisagismo: O TCA é focado no plantio de ávores, apesar da importância do plantio de árvores ela acredita que deveria existir um plano maior (bairro a bairro) de arborização na cidade [a SVMA afirmou na última reunião que esse plano existe].

OUTROS PONTOS LEVANTADOS

Não há formação específica para paisagismo no Brasil. Cada um dos profissionais (arquiteto, biólogo, agrônomo) que fazem o paisagismo tem enfoque diferente, cada um deles interfere em diferentes áreas.

A preservação de mata nativa no estado de SP é de 18%, em comparação a outros estados do país é um bom número, Bahia por exemplo tem apenas 4% da vegetação nativa preservada.

REQUERIMENTOS APROVADOS

Requerimentos Natalini:

  • agendar diligência Parque dos Búfalos
  • convite geógrafa Stela Goldstein prestar informações
  • convite Dersa e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente para falar sobre Rodoanel
  • solicitar documentos ao Executivo Av. Chucri Zaidan
  • discussão sobre a lei que disciplina o zoneamento e uso do solo, convite para sessão Procuradora Silvia Helena Nogueira Nascimento

Requerimentos Ricardo Young

  • requerimento convite para prestar esclarecimentos Henrique Mumme, assistente técnico de promotoria
  • convite para prestar esclarecimentos representantes da construtora e incorporadora Kallas
  • solicitar à Secretaria do Verde e Meio Ambiente destaque funcionário ou servidor para acompanhar todas as reuniões da CPI

Made with Adobe Slate

Make your words and images move.

Get Slate

Report Abuse

If you feel that this video content violates the Adobe Terms of Use, you may report this content by filling out this quick form.

To report a Copyright Violation, please follow Section 17 in the Terms of Use.